quinta-feira, 10 de março de 2022

Semana da Mulher em 2021

 PANDEMIA DAS SOMBRAS - SEMANA DA MULHER NO ANO DE 2021


A Semana da Mulher no ano de 2021 foi a mais triste desde a sua instituição. Igual ou pior do que o foi durante as duas Grandes Guerras Mundiais. Se em 2019, 243 milhões de mulheres e adolescentes sofreram violência doméstica ao redor do mundo, em 2020 esse número, no mínimo, triplicou. 


São as mulheres que mantêm o mundo girando durante a Pandemia do Coronavírus. São elas o número massivo de enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicas e profissionais de limpeza que estão na linha de frente na recepção, no acolhimento e no tratamento dos doentes. 


São as mulheres que estão na linha de frente nos espaços domésticos em cada país ao redor do globo nos quais somamos mais de dois bilhões de confinados. Nesses espaços são elas em acachapante maioria que cozinham, limpam, lavam, cuidam dos filhos também confinados e os educam extra e institucionalmente, já que passaram a ser dublés de professoras e coordenadoras de escolas. 


São as mulheres que se tornaram as cuidadoras permanentes e, em menos de um ano com máxima especialização, não apenas de suas famílias nucleares, mas de seus idosos e deficientes mais próximos e distantes.


E são essas mesmas mulheres que estão sofrendo violências domésticas e sexuais a um só tempo, por todo o planeta em uma magnitude jamais vista: Agressões físicas, psicológicas, patrimoniais... A cada dia, uma multitude de mulheres está sendo assassinada. As vítimas dessas violências superam em números, as vítimas do coronavírus. Vivemos o que a ONU Mulheres chamou de PANDEMIA DAS SOMBRAS.


Em meio à uma Peste, a uma crise sanitária, a uma hecatombe, a uma doença mortífera cujo principal sintoma é o comprometimento das vias respiratórias. Ao menos nessa Semana da Mulher, indague à mulher mais próxima, àquela que está ao seu lado: "VOCÊ ESTÁ CONSEGUINDO RESPIRAR?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário