domingo, 27 de março de 2022

 Bom domingo sob os acordes de CLARA SCHUMANN!


"No passado acreditava que possuísse talento criativo, mas desisti dessa ideia; uma mulher não deve desejar compor - até hoje nenhuma foi capaz de fazê-lo. Eu deveria esperar ser essa mulher?". Clara Schumann


Clara Schumann, esposa do famoso compositor Robert Schumann, foi uma criança prodígio, dando o seu primeiro recital público em Leipzig quando contava tenros nove anos de idade. Apresentou-se pela Europa, acompanhada pelo pai, um renomado professor de piano, entre 1831 e 1835, enquanto, também, compunha proficuamente. Já era reconhecida como uma virtuose na França e na Alemanha quando Schumann, aluno do pai dela, começou a cortejá-la. 


Mesmo com resistências de seu pai, Clara e Robert casaram-se na Corte de Apelações de Leipzig quando ela completou 21 anos de idade. Dedicou a sua vida na divulgação das composições de seu marido, mas foi desautorizando-se pouco a pouco a ser reconhecida, também, como uma grande compositora. 


E você, já desautorizou a si mesma e aos seus talentos pelo fato de viver em um mundo pródigo em desautorizar as pessoas pelo simples fato de serem mulheres?




Nenhum comentário:

Postar um comentário