quinta-feira, 3 de março de 2022

 A NEGRA POR DETRÁS DA "NEGRA" DE TARSILA DO AMARAL.


Antecedendo o quadro "Abaporu" e o próprio movimento antropofágico, Tarsila do Amaral concebeu a revolucionária tela "A Negra". Nessa impactante pintura, a boca contorcida, os seios derramados sobre os braços fazem-nos adivinhar a pungência da opressão e a dor dilacerante do feminino negro nos tempos do escravagismo institucionalizado. Tarsila afirmava que havia projetado a negra "a partir de memórias recorrentes que tinha de seus cinco ou seis anos de idade, de ter visto uma velha escrava que vivia na fazenda da família". Sobre as feições dessa escrava, dizia Tarsila: "ela tinha os lábios caídos e os seios enormes, porque, me contaram depois, naquele tempo as negras amarravam pedra nos seios para ficarem compridos e elas jogarem para trás e amamentarem a criança presa nas costas". 

Não há comprovações de que essa prática, que chega a ser aterradora, de fato, acontecesse. Mas, estar essa narrativa pulsando no imaginário popular, revela-nos a violência cotidiana que permeava a aparente harmonia da convivência entre senhores e escravos e que engendrava o inconsciente dos que dela participavam. A principal referência para a Negra de Tarsila, provavelmente, foi uma das amas de leite de seus irmãos, a "mamã Balbina".  Mamã Balbina, uma das que, com a sua própria carne, possibilitou que vingassem as vidas de seus opressores...




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