sábado, 3 de julho de 2021

 AS "MÃES" DAS VACINAS CONTRA A COVID-19.

E se hoje, temos eficazes vacinas nos braços a evitarem milhares de mortes ao redor do mundo, devemos três das principais vacinas desenvolvidas, por sinal, as três mais eficazes até o momento, a duas MULHERES CIENTISTAS e ACADÊMICAS! Líderes dos grupos de pesquisa que desenvolveram as vacinas de Oxford/AstraZeneca (Adenovírus), da Pfizer/Bionthec e da Moderna (RNA mensageiro).
Enfatizando que todo o desenvolvimento dessas vacinas ocorreu dentro de Universidades (Oxford e Pensilvânia), com as suas equipes integradas por alunos doutorandos, o que consagra as Universidades como ambientes privilegiados e indispensáveis para a construção de rápidas respostas às maiores crises da sociedade global.
As mentoras intelectuais dessas vacinas são:
KATALIN KARICÓ - BIOQUÍMICA HÚNGARA: Pioneira no desenvolvimento de vacinas com RNA mensageiro, objeto de suas pesquisas há 40 anos. Professora da Universidade da Pensilvânia. Ela é a MÃE das vacinas da Pfizer/Biontech e da Moderna.
SARA GILBERT - BIÓLOGA INGLESA: Desenvolveu a tecnologia de vacinas por adenovírus. Professora de Vacinologia da Oxford University, é a líder do grupo de pesquisas e desenvolvimento da vacina contra o coronavírus da Oxford/AstraZeneca.
VIDA E CIÊNCIA: TEU NOME É MULHER!



Nenhum comentário:

Postar um comentário